5 alimentos para eliminar parasitas do corpo



Só de pensar que pode haver um parasita alojado no corpo, já arrepia! Conheça alimentos que ajudam a eliminar estes terríveis bichinhos.

Se formos observar o mundo à nossa volta através de um microscópio, vamos perceber que absolutamente tudo é vivo. Desde o chão em que pisamos até o travesseiro em que deitamos, por mais que sejam lavados, contêm milhões de bactérias e outros micro-organismos.

Mas nem todos são nocivos à saúde, apenas fazem parte do ecossistema e possuem suas funções para a preservação da vida. Como grande parte de nós teria muito nojo se conseguisse ver esses micro bichinhos o tempo inteiro, é melhor que sejam invisíveis a olho nu.

Entretanto, há também os micro e pequenos organismos que podem nos causar doenças sérias. Estes são os parasitas. Eles invadem o corpo e se alimentam do seu interior. Muitas vezes, nem percebemos sua presença, até que cresçam e comecem a danificar algum órgão, causando sintomas graves.

Independente do estilo de vida que você leva, se mora no campo ou na cidade, se desinfeta sua casa todos os dias ou não, está sempre exposta aos parasitas, pois eles podem estar em alimentos, bebidas, contato com determinados objetos, pessoas contaminadas ou mesmo no ar.

Sintomas da presença de parasitas no organismo

Os sintomas que pode sentir variam de acordo com o tipo de parasita e o local onde se hospedou. Mas os sintomas mais comuns são dor de estômago, cansaço, coceira no ânus, diarreia, prisão de ventre e fraqueza. Nas crianças também podem aparecer sintomas como inchaço na bexiga, pele amarelada, vômito ou cólica, além dos sintomas citados em adultos.

Remédios para combater parasitas

Uma das práticas mais comuns que os seres humanos têm desde a época da vovó é tomar vermífugos e anti-parasitas ao menos uma ver por ano. E claro, mesmo estando sempre expostos, não custa ter bons hábitos de higiene e tomar cuidado onde coloca as mãos, por garantia.


Junto destes cuidados, você também pode consumir alguns alimentos que ajudam a livrar o organismo de possíveis parasitas que estejam alojados no intestino. Estas dicas de consumo são quantidades para pessoas adultas. Veja quais são:

Coco

Para eliminar os parasitas do intestino, o coco é um bom aliado. A dica para consumir o coco, se estiver com sintomas de parasitas, é comer uma colher de coco triturado no café da manhã. Três horas depois, tomar um copo de leite quente com duas colheres de óleo de rícino. Repetir a receita até sentir que os sintomas passaram e perceber que os parasitas foram eliminados nas fezes.

Alho

Há duas dicas de consumo do alho para eliminar parasitas:

Comer 3 dentes de alho crus em jejum por uma semana. Ou, ferver 2 dentes de alho esmagados em meia xícara de leite e beber em jejum.

Mamão papaya verde

Tanto as sementes do mamão quanto o látex presente na fruta verde, são aliados na eliminação de parasitas. Para consumir, misture 1 colher de sopa de suco de mamão, 1 colher de sopa de mel e 4 colheres de água quente. Beba em jejum. Três horas depois, assim como na dica do coco, beba um copo de leite quente bem misturado com 2 colheres de sopa de óleo de rícino por cerca de 2 ou 3 dias seguidos.

Sementes de abóbora

Existe um composto nas sementes de abóbora chamado cucurbitacina. Ele possui propriedades capazes de paralisar os parasitas obrigando-os a saírem do corpo. Para ingerir, descasque e esmague 2 colheres de sopa de sementes de abóbora. Coloque sobre elas 300ml de água fervente e deixe descansar por 30 minutos. Beba de estômago vazio.

Sementes de carambola

As sementes de carambola contêm timol, um composto capaz de interromper o crescimento dos parasitas. Para ingerir, misture meia colher de sopa de sementes de carambola esmagadas em um copo de água. Beba uma vez ao dia por duas semanas.

E para finalizar, lembre-se que estas dicas não substituem a consulta ao médico. Assim que notar qualquer sintoma, procure um profissional imediatamente. As dicas aqui sugeridas são naturais e podem ajudar, mas o médico deve ser consultado para acompanhamento.