Benefícios do quiabo



Como esse alimento pode melhorar sua saúde:

benefícios do quiabo e seus malefícios

O quiabo é um dos alimentos mais desprezados pelo brasileiro. Ao falar nesse legume, muitas pessoas pensam logo na “baba” que ele solta durante o cozimento e em seu gosto não muito saboroso. Mas é justamente essa substância que contém muitos dos benefícios do quiabo. Aliás, sem ela, esse alimento perde muito de sua identidade e de seu sabor.

Muito consumido na Bahia, o quiabo veio da África, sendo cultivado pelos primeiros escravos que chegaram ao Brasil. No Nordeste brasileiro, existem muitas receitas que levam esse ingrediente.

Propriedades do quiabo

O quiabo é um alimento rico em vitaminas A, B, C, E e K. Ele fornece os minerais selênio, cálcio, manganês, potássio, zinco, magnésio e ferro, além de ácidos essenciais para o organismo. É, ainda por cima, um alimento pouco calórico, sendo um ótimo aliado nas dietas de emagrecimento.

Por ser rico em fibras, o quiabo tem um papel benéfico em várias questões do organismo. Outros elementos como o potássio, as proteínas e o ácido fólico também atuam de modo positivo e levam ao corpo muitos benefícios do quiabo.

Quiabo – Tabela nutricional

Cada 100 gramas de quiabo cru contêm:

Calorias 33 Kcal
Gorduras Totais 0,2 gramas
Colesterol 0 miligramas
Sódio 7 miligramas
Potássio 299 miligramas
Carboidratos 7 gramas
Fibra Alimentar 3,2 gramas
Açúcar 1,5 gramas
Proteínas 1,9 gramas
Vitamina C 23 miligramas
Ferro 0,6 miligramas
Cálcio 82 miligramas
Magnésio 57 miligramas
Vitamina A 716 IU

11 Benefícios do quiabo para a saúde

benefícios do quiabo para a saúde
O quiabo é exatamente igual ao chuchu. Se você der uma segunda chance a esse legume e souber prepará-lo, verá que ele é só tem coisas boas a oferecer. Ele pode auxiliar tanto em coisas simples como em problemas realmente complicados como câncer.

Sua versatilidade culinária e medicinal fazem dele um alimento indispensável em sua rotina alimentar. Veja abaixo, portanto, 11 benefícios desse legume para sua saúde.

1. Regula a digestão

Você conhece o poder das fibras? Pois saiba que elas são muito importantes para manter uma boa saúde digestiva. Elas controlam os movimentos intestinais, estabilizando-os, o que evita problemas como flatulência, prisão de ventre, distensão abdominal e mesmo diarreias.

2. Protege os olhos

Desde cedo é importante consumir quiabo se quiser chegar a uma idade avançada com olhos saudáveis. A vitamina A e antioxidantes presentes nesse legume eliminam os radicais livres que podem destruir células oculares. Esses elementos danoso podem causar perda de visão gradual e mesmo catarata.

3. Alivia os efeitos da diabetes

benefícios do quiabo para diabetes
Alimentos como o quiabo, com alto teor de fibras, reduzem a absorção de carboidratos. Isso evita que os níveis glicêmicos subam, o que torna esse legume um aliado na luta contra a diabetes.

Mas se você ouvir por aí que água do quiabo ou que o alimento em si substitui medicamentos para a doença, não acredite! Deixar de seguir o tratamento imposto por seu médico não é recomendado.

4. Fortalece o sistema imunológico

Os já mencionados antioxidantes eliminam a atuação dos radicais livres e das doenças causadas por eles. A vitamina C, também presente na composição do quiabo, estimula a produção de leucócitos. Os leucócitos são uma das mais importantes defesas do organismo humano.

5. Mantém o sistema cardiovascular saudável

As fibras diminuem não só a absorção de glicose pelo corpo como também a de colesterol. Quando há excesso de colesterol ruim no organismo, pode haver obstrução do fluxo sanguíneo. Dependendo do nível de entupimento, há grande chance de ocorrer infartos e derrames.

O potássio do quiabo também interfere na saúde do sistema cardiovascular, já que auxilia a equilibrar a pressão arterial. Quem tem hipertensão corre riscos graves de ter ataques cardíacos.

6. Atua na manutenção da saúde óssea

benefícios do quiabo para os ossos
A matriz óssea depende de variadas células para ser formada. Entre elas estão os osteoblastos, que produzem uma proteína chamada de osteocalcina. Aqui entra a estrela da vez, a vitamina K. Ela é responsável por carboxilar a osteocalcina, que regula a maturação óssea.

Algumas pesquisas apontam que pessoas com deficiência de vitamina K têm a densidade mineral dos ossos reduzida. Isso pode levar a problemas como a osteoporose. Além disso, há estudos que apontam que essa vitamina aumenta a absorção de cálcio e reduz sua eliminação do organismo.


7. Ajuda a combater algumas células cancerígenas

Há estudos que conferem ao quiabo o poder de reduzir o desenvolvimento de alguns tipos de células cancerígenas. De acordo com os pesquisadores, a lectina, uma proteína que faz parte da composição do legume, reduziria em até 60% as chances de proliferarem células de câncer nas mamas. Outras pesquisas apontam o mesmo efeito contra células cancerígenas no cólon.

8. Fornece ácido fólico

Grávidas e qualquer mulher que pense em engravidar deve incluir o quiabo em seu cardápio diário, uma vez que esse legume fornece ácido fólico. Esse nutriente é uma vitamina do complexo B, com forte atuação na formação e no desenvolvimento neural do feto. Recomenda-se, inclusive, que as gestantes façam suplementação do ácido fólico.

9. É um relaxante natural

O quiabo possui boas quantidades de magnésio. O magnésio está intimamente ligado ao alívio de sintomas da depressão, de ansiedade e de estresse, como já comprovado pela ciência.

Primeiro porque ele reduz a atuação de hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol. Em segundo lugar, ele estimula os receptores GABA, que reduzem a intensidade das atividades cerebrais, fazendo com que você relaxe um pouco.

10. Combate os sintomas da asma

benefícios do quiabo para a asma
Os antioxidantes, os anti-inflamatórios e a presença da vitamina C no quiabo podem reduzir os efeitos da asma no organismo. De acordo com alguns estudos, as sementes desse legume são ideais para realizar tratamentos caseiros que combatem essa complicação.

11. Trata complicações genitais

Estudos preliminares apontam que a baba do quiabo é bastante eficiente na cura de alguns problemas genitais. Por suas propriedades naturais, ele pode eliminar complicações como sífilis, gonorreia, leucorreia e disúria.

4 Benefícios do quiabo para o cabelo

benefícios do quiabo para o cabelo
O quiabo é daquele tipo de alimento que possui benefícios medicinais e também estéticas. Isso porque ele pode ajudar na saúde de seu cabelo. Portanto nada de preconceitos! Incluir esse legume em seu cardápio diário é, portanto, uma atitude inteligente. Veja a seguir 4 benefícios do quiabo para o cabelo.

1. É um condicionador natural

Lembra da baba do quiabo que a maioria das pessoas detesta? Se você não quer ingerir ela, pode, pelo menos, usá-la como um condicionador natural para o cabelo. A mucilagem, propriedade presente nessa substância, é benéfica para nutrir seus fios. Basta, após lavar o cabelo, massagear os fios com a baba. Depois é só enxaguar bem.

2. Hidrata o couro cabeludo

Pessoas com cabelo cacheado, com fios secos, com couro cabeludo prurido podem se beneficiar da baba do quiabo. Ela é magnífica como hidratante natural, oferecendo um resultado tão satisfatório quanto os de muitos produtos da indústria de cosméticos.

3. Combate a caspa

Uma vez que usar o quiabo no cabelo melhora a saúde do couro cabeludo, ele acaba por eliminar a caspa. A baba pode limpar as células capilares mortas e acabar com esse problema incômodo que é a caspa.

4. Dá brilho aos fios

Usando a baba do quiabo como condicionador e como hidratante natural, você terá fios mais brilhosos e sedosos.

Quiabo emagrece?

benefícios do quiabo para emagrecer
Para você que tem nojo da baba do quiabo, saiba que ela possui nutrientes capazes de auxiliar no emagrecimento. Esses nutrientes, chamados de mucilagens, são um tipo de fibra.

As fibras presentes no quiabo retardam a digestão, o que promove a sensação de saciedade. Elas ainda evitam os picos glicêmicos, que transformam carboidratos em gordura. Por isso é um ótimo alimento para os diabéticos.

O ideal, em termos de emagrecimento, é consumir o quiabo cru. No máximo, faça-o refogado ou cozido. Há quem prefira comer esse legume sem a famosa baba, embora seja importante alertar que ela contém a maioria dos benefícios do quiabo.

Como preparar quiabo?

Como sugerido, existem várias formas de preparar esse legume. Para aproveitar os benefícios do quiabo em sua totalidade, consumi-lo cru é mesmo o ideal. Claro que você pode incluir esse alimento em receitas frias, em quentes, em sucos, em ensopados e em outros pratos. Há várias receitas simples com quiabo que você pode fazer em sua casa.

Você também pode optar por usar o legume nas saladas. Quais os benefícios do quiabo cru? Em seu estado natural, o quiabo é melhor ainda para a diabetes, pois ajuda a manter os picos de açúcar sob controle.

Como tirar a baba do quiabo?

Caso não queira comer a baba, deixe o quiabo de molho em água com limão pelo menos meia hora antes de cozinhá-lo.

Possíveis malefícios do quiabo

O quiabo, em geral, apresenta apenas benefícios. Os malefícios são poucos, mas existem. De acordo com estudos, há uma relação entre o consumo excessivo do quiabo e atrofia muscular. No entanto, além disso, muito pouco foi encontrado a respeito de possíveis malefícios desse legume.

 

 

COMPARTILHEM!


Loading...