Rotina com produtos de beleza naturais



Mulheres contam como adotaram uma rotina com produtos de beleza naturais

Imagine um mundo em que o termo “padrão de beleza”está ultrapassado e o rótulo dos cosméticos traz ingredientes possíveis de contar nas mãos. Utópico? Para estas quatro mulheres, isso existe. Elas desaceleraram seus rituais de beleza e levantam a bandeira de produtos com fórmulas simples e amigas da natureza, e dão receitas DIY (faça você mesma, na sigla em inglês).

A que saiu da penteadeira

“Padrões de beleza sempre causaram descontentamento em mim. Quando comecei a dividir essa questão pessoal com amigas e a debater o feminismo, percebi que praticamente todas elas sentiam baixa autoestima. Foi quando parei de me exigir tanto”, relembra Luiza Noia, 27 anos, arquiteta e urbanista.

Ensaio beleza natural

Luiza jogou handebol desde nova. Esportista, sim, mas nem por isso pouco vaidosa. “Tive acne
 na adolescência e, para disfarçar, usava muita maquiagem – até para treinar, mesmo que tudo fosse sair ao suar.” Imagina o perrengue? E não era só no rosto que moravam as inseguranças dela: os pelos também eram arquirrivais. “Se ficava um dia ‘atrasada’ na depilação, já me cobria toda”, conta. Ela chegava ao ponto de vestir calça no calor e depilar até o antebraço.

“Sentia uma insatisfação geral com o corpo. Qualquer coisa virava um superdefeito e eu facilmente sucumbia a algum tratamento que prometesse solução em curto prazo.” A partir das conversas com as amigas, Luiza tomou consciência de que não precisava se enquadrar em padrões – ou esconder as espinhas e os fios do corpo. O primeiro passo foi desapegar de costumes de que ela nunca gostou e seguia só por “obrigação”, como ir à manicure e fazer a sobrancelha. Ao tomar essa decisão, percebeu que, no caso dela, esses cuidados não faziam diferença.

Hoje, Luiza praticamente não liga pro make. “Só em situações como um casamento, festa de formatura… E uso como um enfeite: para acrescentar à minha beleza, não para esconder nada.” Mas o ápice 
da aceitação tem a ver mesmo com a relação dela com os pelos: a arquiteta já não se preocupa se alguém olha para suas pernas e vê que a pele não está 100% depilada. Sua única regra é se sentir confortável no próprio corpo.

DIY de Luiza: batom de beterraba

Ingredientes

  • 1/2 beterraba média crua
  • 2 col. (sopa) de óleo de coco

Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador e armazene a mistura em um recipiente de vidro. Quanto maior a concentração 
de beterraba, mais vibrante a coloração. Além de servir como maquiagem, o produto tem ação supernutritiva nos lábios.

A Engajada

“Quando você adota movimentos como o veganismo e o minimalismo, esses pensamentos acabam refletindo na sua relação com a beleza”, diz Samanta Luz, 28 anos, blogueira. 

Ensaio beleza natural

Samanta cresceu vendo a avó, as tias e a mãe tratando o cabelo com óleo de coco antes de trançá-lo e hidratando os fios com babosa e abacate – mas não herdou o gosto pelo natural logo de cara. “Usava bastante maquiagem, de qualquer tipo, e fui adepta da escova progressiva por muito tempo.” Ela precisou até fazer inalação depois do processo químico e chegou a acordar com as pálpebras inchadas por causa de uma máscara para cílios best-seller do mercado.

Aos 21 anos, cansou dessas reações adversas. O primeiro passo foi mudar a alimentação. Após se tornar vegana, estendeu o pensamento aos cosméticos. “Quando descobri que há alumínio, chumbo e derivados de petróleo em alguns deles, me questionei: ‘Se estou cuidando de uma parte, por que não da outra?’.”

Assim começou a transição na beleza. Para Samanta, encarar o slow beauty foi mais difícil do que o veganismo porque preparar os próprios produtos exigia habilidade. “No primeiro desodorante, utilizei muito óleo de coco e foi um desastre! Logo tudo escorreu pelo meu braço”, relembra. Agora que ela entende da alquimia, a estrela de seu nécessaire são batons naturais e um gel multiúso para todo o comprimento do cabelo, sobrancelha, cílios…


Mesmo tendo aprimorado seus dotes e encontrado marcas que satisfaçam quase todos os seus desejos, sua base e seu filtro solar ainda são os tradicionais. Nem por isso ela encana: procura a melhor opção dentre as disponíveis. “Vou atingir o status 100% natural, mas sem pressa!”

DIY de Samanta: gel de linhaça para definir cachos, sobrancelhas…

Ingredientes

  • 1 col. (sopa) de linhaça
  • 4 col. (sopa) de água

Modo de preparo

Deixe as sementes de linhaça de molho na água de um dia para o outro. Guarde o gel formado na geladeira por até uma semana.

A sabe-tudo dos naturais

“Minha vaidade não pode custar sofrimento – para o planeta ou os animais, por exemplo. O consumo na beleza, mais do que natural, precisa ser consciente”, diz Marcela Rodrigues, 31 anos, jornalista
 e colunista do site da BF.

Ensaio beleza natural

Desde pequena, Marcela era adepta dos tratamentos
 caseiros que sua mãe tirava 
das revistas femininas. Não 
à toa, a menina do interior fluminense cresceu e foi desbravar o jornalismo de beleza. Junto do turbilhão de #recebidos, ela se deu conta de que um ritual de beauté exagerado não combinava com sua filosofia de vida na alimentação orgânica e nos exercícios (ela é instrutora de ioga).

“Fiz uma limpa e deixei a rotina bem minimalista. Saí em busca de marcas que se conectassem com os ideais que eu queria resgatar. Cinco anos atrás, eram bem poucas. De uns tempos para cá, vi empresas sensacionais surgirem de mulheres antenadas.” Mesmo ligada às novidades do mercado, seu negócio mesmo é colocar a mão na massa!

A jornalista compara fazer o próprio cosmético com o preparo da comida: quando sabemos o que estamos ingerindo, passamos a ser mais exigentes. Isso não quer dizer que Marcela só use suas criações – ela também 
é fã dos cosméticos convencionais nas versões naturais, veganas e cruelty-free (95% dos seus itens fazem parte desse grupo; para os outros 5%, o lema é não 
ter paranoia). Para ela, consumir com consciência importa mais que a preocupação excessiva. “Defendo uma beleza simples, mas que não significa falta de cuidado, ausência de maquiagem
 ou mesmo de um estilo básico.”

DIY de Marcela: chantilly hidratante corporal

Ingredientes

  • 1/2 xíc. (chá) de manteiga de karité
  • 1/2 xíc. (chá) de manteiga de cacau
  • 1/4 de xíc. (chá) de óleo de 
amêndoas (ou abacate)
  • 30 gotas de óleo essencial de 
lavanda ou laranja-doce (opcional)

Modo de preparo

Derreta as manteigas em banho-maria. Retire do fogo, adicione o óleo de amêndoas e misture até incorporar. Deixe na geladeira por aproximadamente 2 horas. Bata na batedeira até a textura virar um chantilly. Adicione o óleo essencial, bata mais uma vez e guarde num vidro com tampa.

A livre, leve e antenada

“Como é minha relação com a beleza? Me casei quase sem maquiagem (só de batom e máscara para cílios), mas, se estou inspirada, faço um make caprichado”, conta Letícia Genesini, 31 anos, escritora e produtora
de conteúdo.

Ensaio beleza natural

Letícia nunca foi vaidosa. Mas as mudanças em seu estilo de vida 
– como a adoção de um menu mais natureba, há quatro anos –
 a levaram a prestar mais atenção nos produtos que consumia, do batom ao sabonete. Sua entrada no slow beauty começou pelos xampus artesanais em barra. “Nunca tive um cabelo com tanto brilho como agora, nem na adolescência.”

Dali em diante, ela substituiu tudo que estava no seu banheiro e aprendeu a fuçar a internet para descobrir produtores naturais e salões de beleza na mesma linha – ela garante que acha! O último produto de que conseguiu desapegar (ainda parcialmente) foi a máscara para cílios. “Era difícil encontrar marcas naturais com o mesmo efeito de alongamento. De vez em quando, lanço mão do convencional e vou seguir assim até testar um natural com a mesma ação. Se não acho, tudo bem, é só um produto. Não preciso ser radical.”

A escritora faz uma ligação entre a necessidade do uso de fórmulas cheias
 de ingredientes químicos e hábitos pouco saudáveis. “Muitas vezes recorremos a cosméticos agressivos para compensar uma rotina prejudicial ao nosso corpo – já que a pele é a primeira a dar os sinais. Se você valoriza sua beleza natural e cuida da sua saúde como um todo, os cosméticos não precisam ser tão power.”

DIY de Letícia: extrabrilho natural para o cabelo

Ingredientes 

  • 1/3 de xíc. (chá) de vinagre
  • 2/3 de xíc. (chá) de água

Modo de preparo

Misture os dois em um borrifador e aplique em todo o comprimento do cabelo, ainda no banho. Deixe agir por alguns minutos e enxágue.

 

COMPARTILHEM!


Loading...